Depois de praticamente dois dias de intenso trabalho, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar, na tarde desta sexta-feira, as chamas que destruíram a vegetação na Mata do Jambeiro, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O fogo chegou a ameaçar condomínios no entorno. A área queimada ainda não foi mensurada. Os trabalhos na reserva do parque Inhotim, em Brumadinho, também na Grande BH, também foram encerrados. Lá, o incêndio também está sob controle.
Veja mais imagens do combate ao incêndio
O fogo na Mata do Jambreiro começou em um trecho próximo à MG-030, entre Belo Horizonte e Nova Lima, na tarde de quinta-feira. As chamas chegaram a atingir áreas próximas ao condomínio residencial Ville de Montaigne e no Belvedere, na capital. Moradores do residencial reclamaram, ontem, da demora do Corpo de Bombeiros para enviar equipes, mas a corporação informou que a região é íngreme e montanhosa, o que dificultou a chegada dos militares.
Nos trabalhos desta sexta-feira participaram da ação 36 militares que contaram com a ajuda de um helicóptero.
Mesmo com o fim dos trabalhos, a área queimada ainda não foi mensurada. “Vamos fazer um sobrevoo amanhã e medir a região atingida com GPS”, afirma o capitão.
O incêndio que atinge a área de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no entorno do Inhotim também foi controlado nesta sexta-feira, depois de três dias. “Uma equipe extra estava preparada para seguir para o local no sábado, mas hoje as chamas foram controladas”, comentou Miranda.
Bairro Belvedere
Outro incêndio assustou moradores do Bairro Belvedere, na Região Metropolitana de Belo Horizonte nesta sexta-feira. O fogo atingiu uma vegetação próxima da Fundação Torino. O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas por voltad as 15h45. Ao todo, foi queimada uma área de cinco mil metros quadrados. Os militares usaram cinco mil litros de água na ocorrência e também abafadores.
Minas Gerais já registrou 170 incêndios nos últimos dois dias.