Voluntários, estudantes e funcionários da Superintendência de Limpeza Urbana participaram na manhã deste sábado de uma coleta simbólica de resíduos na Orla da Lagoa da Pampulha e na bacia hidrográfica Ribeirão do Onça. O evento comemora o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e conta com a participação de educadores e alunos de 18 escolas de BH e Contagem.
Dezoito pontos de coleta foram montados na Pampulha, sendo cinco deles na orla da lagoa e o restante distribuído entre nascentes, córregos, ribeirões e lagoas da região. A iniciativa é realizada pelo programa Pampulha Viva. No ano passado, foram recolhidos 302 quilos de resíduos sólidos.
No local, os grupos de voluntários fizeram a mensuração e catalogação dos resíduos recolhidos. Estes serão destinados à uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis.
De acordo com os membros do grupo coordenador, a iniciativa é importantíssima para que as pessoas observem a grande quantidade de lixo que é jogada não apenas ao redor da lagoa, mas também pelas ruas da cidade, causando entupimento dos bueiros e inundações. A intenção é contribuir para sensibilizar e incentivar a população para que não haja despejo de resíduos fora das lixeiras, reforçando que um ambiente melhor depende, principalmente, de atitudes individuais.