Segundo a BHTrans, carros e ônibus poderão circular nos dois sentidos da Pedro I entre a Avenida João Samaha e Rua Américo Gasparini, usando as faixas da busway, no sentido bairro/Centro, e da pista mista, no sentido Centro/bairro. A outra pista da Pedro I permanecerá interditadas até a conclusão dos trabalhos de recapeamento, limpeza e sinalização, assim como a pista da Avenida General Olímpio Mourão Filho, Agentes da BHTrans vão orientar os motoristas sobre o trânsito no local e haverá faixas de pano com indicações.
A abertura de um parte da Pedro I ocorre oito dias depois da implosão da alça norte do viaduto. A expectativa é de que todo o trânsito fosse liberado hoje, mas o prefeito Marcio Lacerda informou no sábado que a avenida será aberta em etapas. Durante a semana, os trabalhos de remoção de entulhos vão continuar. Moradores vizinhos que saíram de casa e foram para hotéis, pagos pela construtora Cowan, responsável pelo obra do viaduto, devem voltar hoje à noite para seus imóveis.
Também no sábado, Lacerda reafirmou que não há previsão para a construção de outro viaduto na região e que nos próximos 30 dias um estudo da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) vai indicar providências que serão tomadas para amenizar a falta do elevado em Venda Nova..