Jornal Estado de Minas

Bombeiros encerram trabalhos de combate aos incêndios no Rola-Moça e na BR-040

A corporação informou que está monitorando o fogo e vai retornar às atividades na manhã desta sexta

Incêndio atinge vegetação da Serra do Parque do Rola-Moça desde a noite de quarta-feira - Foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press

Os trabalhos de combate ao incêndio que atinge o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça se encerraram na tarde desta quinta-feira. O fogo começou na noite passada e consome a vegetação de uma área no Bairro Solar do Barreiro, em Belo Horizonte, e em Casa Branca, distrito de Brumadinho. Segundo o Corpo de Bombeiros, as atividades retornam na manhã desta sexta.

Confira imagens do incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça


Uma equipe formada por 72 bombeiros e brigadistas estiveram empenhadas em apagar o fogo. A corporação informou que nenhuma área residencial foi atingida, assim como os mananciais da região. De acordo com Marcos Vinícius de Freitas, gerente do parque, as chamas têm características criminosas. “Esse é o 102º foco de incêndio no parque neste ano, e todos eles têm causa direta ou indireta pelo homem”, explica o biólogo.

Ainda segundo Marcos Vinícius, o foco de incêndio no Solar do Barreiro está praticamente controlado. Já no distrito de Casa Branca, a situação é mais complicada, já que o fogo está em uma área íngreme, onde não é possível chegar a pé. O combate foi feito com o lançamento de água por um helicóptero e outra aeronave.
Os bombeiros não conseguiram calcular ainda a área queimada.

BR-040


Na tarde desta quinta-feira, motoristas que passavam pela BR-040, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram surpreendidos por uma fumaça que invadiu a rodovia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um incêndio destruiu uma mata localizada atrás da Lagoa dos Ingleses e chegou a ameaçar algumas residências do condomínio Alphaville.

Três aeronaves estiveram empenhadas no combate às chamas. Segundo a corporação, foi necessário fazer um aceiro (quando se abre um buraco na terra em torno das residências para impedir a propagação do fogo) para proteger as casas. No fim da tarde, os bombeiros informaram que o incêndio tinha uma linha de aproximadamente 5 quilômetros.

Conforme os militares, o fogo continua, mas não ameaça mais as áreas residenciais. As chamas estão está sendo monitoradas por uma viatura, e na desta sexta, os trabalhos de combate retornam por volta das 5h. Ainda não se sabe a causa do incêndio..