Jornal Estado de Minas

Parque Municipal Américo Renné Giannetti comemora 117 anos

- Foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press

Uma área verde no coração do grande centro urbano. Patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti comemora mais um aniversário nesta sexta, dia 26. O parque completa 117 anos. Projetado no final do século 19, em estilo romântico inglês, o espaço, com seus 182 mil metros quadrados, abriga diferentes espécies de plantas, nascentes, fauna silvestre e vasta vegetação, que contribui para amenizar o clima da região e faz do espaço o “pulmão da cidade”.

Em várias décadas de história, o parque passou por significativas modificações. As principais delas ocorreram a partir de 2005, quando foi criada a Fundação de Parques Municipais (FPM), que passou a administrá-lo. “O parque é um importante símbolo cultural e ambiental. Durante todo esse tempo algumas mudanças ocorreram e melhorias foram agregadas. Entre elas, a requalificação da área do Teatro Francisco Nunes e o desenvolvimento de um projeto paisagístico, muito elogiado pela população e por visitantes estrangeiros durante a Copa do Mundo”, disse Homero Brasil, diretor de Parques da Área Sul.



Comemorações especiais de aniversário

Para festejar mais um ano, o Parque Municipal contará com uma programação bem especial. Música, teatro, exposições e diversas atividades convidam o público a aproveitar bem este grande cenário natural.

• Sábado, dia 27
Das 15h às 17h30 - Espetáculo “Sem Fonia Musical”, com repertório de Yepocá Companhia de Teatro, na Praça do Trenzinho.
Às 16h - Concerto no Parque - Coral Lírico de Minas Gerais – Gramadão.

• Domingo, dia 28
Das 10h às 12h - Apresentação do Palhaço Chaveirinho na Praça do Trenzinho.

.