Depois do calor dessa segunda-feira, em que os termômetros registraram a segunda temperatura mais alta do ano em Minas Gerais e Belo Horizonte, a previsão é de que hoje e amanhã ocorram pancadas de chuva isoladas, principalmente no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata e Sul do estado. A informação é do meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto ClimaTempo. De acordo com ele, também deve chover no fim da tarde na Região Metropolitana de BH, Oeste mineiro e no Alto do São Francisco.
Ontem, em São Romão, Norte de Minas, a máxima foi de 38,8°C, ficando abaixo apenas dos 39° C do dia 17 de setembro, na mesma cidade. No verão, a máxima foi de 38,3°C, em março, em Itaobim, no Vale do Jequitinhonha. Na capital, a máxima ontem foi de 33,4°C, abaixo apenas dos 33,5°C registrados em janeiro. A previsão é de que outubro tenha uma das primaveras mais quentes dos últimos 100 anos, superando a máxima de 37,1°C que o mês registrou em 2012.
Calor que fez sofrer quem estava pelas ruas da capital, como Ana Sofia, de 2 anos. “Água, água”, comemorava a pequena, que parecia estar vendo uma miragem diante da fonte da Praça da Savassi. A garotinha estava quase pulando do colo do avô, o auditor fiscal aposentado Cleto de Guadalupe, de 65 anos.