Um incêndio de grande proporções atinge a Serra do Curral, localizada no Bairro Belvedere, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 22 militares estão fazendo o combate às chamas, inclusive com o apoio de duas aeronaves, o helicóptero Arcanjo e o Avião Tamanduá.
O fogo começou por volta das 13h20, próximo à Avenida Celso Porfírio Machado. Devido ao tempo seco, as chamas se alastraram rapidamente e chegaram perto de antenas de transmissão.
“O incêndio está atrás da escola e por motivo de segurança a direção decidiu terminar as aulas mais cedo. Os pais ficaram um pouco aflitos, mas chegando lá percebemos que os bombeiros já estavam empenhados no combate”, disse.
De acordo com a Fundação Torino, os alunos foram retirados das salas de aula e levados para um local seguro acompanhados dos educadores. A medida preventiva foi para resguardar a saúde dos estudantes. Na instituição, as aulas são em dois turnos, sendo que o último termina às 15h40. Por isso, parte das aulas foi interrompida.
A instituição ressalta que o incêndio não atingiu nenhuma parte do imóvel e nem a fumaça chegou a atingir a escola.
Por causa do incêndio, as rádios Guarani 96,5 FM e Antena 1 FM estão fora do ar na tarde desta terça-feira. Ambas desligaram os equipamentos por medidas de segurança.
Porém, na internet, a Guarani FM continua sua programação normalmente pelo site https://sites.uai.com.br/guarani/
Histórico de Queimadas
Nesta segunda-feira o Corpo de Bombeiros combateu vários focos de incêndio em Belo Horizonte. Na Serra da Moeda foi necessário o uso de helicóptero e aviões para impedir que as chamas atingissem condomínios residenciais.
O trabalho para combater as chamas também aconteceu na Serra do Curral, onde 40 hectares de vegetação foram destruídos e os focos não haviam sido totalmente controlados até o começo da noite de domingo.
A maior dificuldade é que os incêndios começam às margens de rodovias ou em pequenas propriedades e se espalham por áreas de difícil acesso. Muitas vezes, algumas regiões no meio da serra, por exemplo, queimam por vários dias sem que os bombeiros e brigadistas consigam se aproximar dos locais. Os bombeiros estão trabalhando sem descanso.
Flagrante
O em.com.br recebeu o flagrante de pessoas que passavam pelo local. No video abaixo, pode-se perceber que as chamas ganharam grande proporção durante a tarde e uma extensa fumaça preta ganhou o ceu da região.