Equipes do Corpo de Bombeiros retomaram na manhã desta quarta-feira o combate ao incêndio que atinge a Serra do Curral, perto do Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com militares do 1º Batalhão, um helicóptero da corporação já está no local para identificar os pontos onde há focos de incêndio e enviar as equipes.
A mata próxima à Avenida Professor Cristóvam dos Santos, uma das principais do bairro, começou a pegar fogo na tarde de terça-feira. Moradores e parentes de pessoas internadas em uma clínica de cirurgia plástica usaram baldes d'água para tentar afastar as chamas. Até ontem, o fogo já havia queimado 50 mil metros quadrados de vegetação.
As labaredas ganharam grande proporção e uma coluna de fumaça preta cobriu o céu, levando à retirada dos 800 alunos do turno da tarde da Escola Internacional Fundação Torino, uma das únicas instituições educacionais a ter a sua própria brigada de incêndio. Antenas de transmissão de rádio e TV também ficaram ameaçadas e algumas emissoras chegaram a sair do ar.
No Twitter dos Bombeiros, o alerta para o primeiro chamado do incêndio foi registrado às 13h29, com o deslocamento de três viaturas às 14h03 e nova solicitação às 14h30, quando as labaredas já se aproximavam das antenas de transmissão. Com a propagação do fogo, foram deslocados 22 militares, um helicóptero e um avião para controlar as chamas. Por causa do incêndio, as rádios Guarani 96,5 FM e Antena 1 FM tiveram de desligar seus equipamentos por medida de segurança, ficando fora do ar na tarde de ontem. (Com informações de Sandra Kiefer)
Vídeo mostra grandes labaredas na tarde de terça-feira. Assista: