O encontro da massa de ar seco, que predominava em Belo Horizonte desde a semana passada, com uma frente fria que chegou ao estado provoca pancadas de chuva em alguns pontos das regiões Sul e Zona da Mata, além de atingir a capital de hoje até amanhã. Nesta quarta-feira, BH teve o dia mais quente do ano, quando os termômetros marcaram 34,7°C.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) divulgou alerta sobre o risco de chuva em BH com volume estimado entre 10 e 20 milímetros, além de ventos em torno de 60 quilômetros por hora. “Mas na sexta-feira esse roteiro muda novamente e teremos calor na maior parte do dia. Esse fenômeno será mais comum a partir de agora, até que o período chuvoso comece efetivamente, por volta do dia 15 de outubro”, disse o meteorologista Luis Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os moradores do interior de Minas também estão sofrendo com o calor. Nesta terça, o município de Unaí, na Região Noroeste, os termômetros marcaram 39,2 ºC, a maior registrada neste ano no estado. Araçuai e Montalvânia também tiveram temperaturas acima de 38ºC.
Temporal
Mais de cem pessoas ficaram ficaram desabrigadas em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, nesta terça-feira depois que um temporal atingiu a região e assustou os moradores. O vento forte derrubou árvores e postes. Quatro pessoas ficaram feridas por escombros.