O Estado de Minas é um dos finalistas da oitava edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, Sustentabilidade - Mudanças Ambientais, categoria Linguagem Escrita - Impresso Nacional e Regional, com a série de reportagens "Ameaçados ao nascer", dos jornalistas Mateus Parreiras e Leandro Couri. A série foi publicada de 6 a 10 de abril, e é resultado de uma saga que percorreu 5 mil quilômetros entre trechos fluviais e terrestres, com o objetivo de denunciar as agressões contra as nascentes de alguns dos principais rios que cortam Minas Gerais.
Os repórteres estiveram nas bacias do Rio São Francisco, Rio das Velhas, Rio Doce e Rio Santo Antônio, mostrando a degradação das nascentes causada pelo desmatamento, poluição ambiental, exploração de garimpos e assoreamento. Problemas como a contaminação das águas por coliformes acima dos limites de segurança e a ameaça de extinção de espécies de peixes foram abordados na série.
Para chegar à final do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, a série "Ameaçados ao nascer" concorreu com 1.575 reportaens na categoria Mudanças Ambientais. Além do trabalho dos jornalistas Mateus Parreiras e Leandro Couri, disputam o prêmio as seguintes reportagens: "A peleja da água" (O Povo), "Na pegada do carbono" (Diário de Pernambuco), "O mar avança" (Diário do Nordeste) e "Envenenados" (Revista Galileu).