O abastecimento de água em Belo Horizonte e mais seis cidades da Região Metropolitana, interrompido nesta quarta-feira por causa de uma falha em uma linha de transmissão, só deve ser completamente normalizado na sexta-feira. Segundo a Copasa, foram detectados danos nos cabos de alta tensão da estação do Rio das Velhas, responsável pelo fornecimento de água em 60% de Belo Horizonte e 40 % da região metropolitana.
A interrupção do fornecimento de água começou por volta das 16h. À noite, a Copasa informou ter encontrado a causa do problema, ocorrido em área externa da estação. Em nota, a companhia explicou que os danos nos cabos podem ter sido causados durante ato de vandalismo ou numa tentativa de roubo.
A Copasa informou ainda que logo após a descoberta da falha iniciou os reparos, que devem ser concluídos na madrugada desta quinta-feira. No entanto, o abastecimento de água nas regiões afetadas só será totalmente normalizado na sexta-feira. A demora deve acontecer principalmente nas partes mais altas e distantes.
Nova Lima – Sede do município, exceto a região do Seis Pistas, Jardim Canadá e Macacos.
Raposos – Todo município.
Ribeirão das Neves – Região de Justinópolis.
Sabará – Sede do município, exceto Distrito de Ravena.
Santa Luzia – Todo município.
Vespasiano – Bairros Bernardo de Souza, Gávea I e II, Jardim Daliana, Maria José, Pouso Alegre, Santa Clara e Serra Dourada.