Equipes do Corpo de Bombeiros retomam, na manhã desta terça-feira, o combate ao incêndio no Parque Estadual do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O fogo começou há dois dias e deixou bairros de Nova Lima sem energia elétrica e fornecimento de água.
Segundo o Batalhão de Operações Aéreas da corporação, um helicóptero da Polícia Civil com uma equipe de militares sobrevoou o local, por volta das 7h30, para verificar a situação dos focos de incêndio. As informações foram repassadas aos demais militares, que vão realizar o combate por terra. Ao todo, 35 bombeiros foram distribuídos para o combate, com o apoio de brigadistas da Copasa e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Na segunda-feira, o combate ao incêndio foi feito em três frentes. Um foco queimou a vegetação em Casa Branca e em regiões chamadas de Santa Catarina e Campo Ferruginoso, próximas ao Bairro Jardim Canadá. A situação mais crítica foi em Santa Catarina, onde as chamas atingiram postes e cruzetas do sistema de energia elétrica.
Por causa da destruição, os bairros Jardim Canadá e Retiro das Pedras, além do condomínio Morro do Chapéu, em Nova Lima, ficaram sem água e energia. A falta d'água também atingiu residências do Barreiro, em Belo Horizonte.
A Copasa informou, na tarde de segunda-feira, que o sistema elétrico na Serra do Rola Moça foi restabelecido e o abastecimento dos bairros Jardim Canadá e Retiro das Pedras, em Nova Lima, e parte da região do Barreiro, em Belo Horizonte, seria retomado, gradativamente, ao longo da noite. Já a Cemig informou que o fornecimento de energia foi restabelecido às 16h para uma das unidades da Copasa e, para a outra, às 18h30.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, somente na segunda-feira, a corporação registrou 166 ocorrências de incêndios em vegetação e 23 em lotes vagos.