Fiscais da empresa começaram a monitorar os moradores no início de outubro, para evitar o desperdício de água. As pessoas que forem flagradas lavando passeios e calçadas com a mangueira ou utilizando o serviço de forma abusiva poderão ser notificadas. “Estamos em situação de alerta e a campanha tem caráter educativo. Os nossos mananciais estão em níveis reduzidos e ainda não entramos em racionamento por causa de trabalhos preventivos, como a abertura de poços artesianos feitos no ano passado”, disse Gustavo Gastão Cardoso, diretor geral do Damae.
Os córregos Água Limpa e Rio Acima são os principais fornecedores de água para o município de São João Del Rei, mas já operam em capacidade baixa por acusa da seca. A prefeitura vai informar a população sobre a campanha por meio de veículos com som, jornais e rádios locais. O Damae disse que trabalha para conter todos os vazamentos que ocorrem nas ruas da cidade, mas por causa da rede ser muito velha isso requer trabalho.
Em seu site oficial, a prefeitura de São João Del Rei disponibiliza recomendações aos moradores para economizar água. Entre elas estão: regar as plantas e horta com regador, desligar as mangueiras e os aspersores, tomar banhos mais rápidos e não deixar a torneira aberta na hora de escovar os dentes..