Jornal Estado de Minas

Prefeitura elabora campanha para evitar racionamento de água em São João Del Rei

Departamento Autônomo de Água e Esgoto municipal informou que está em alerta por causa do longo período de seca. Desabastecimento pode acontecer se não chover nos próximos 20 dias

“Toda gota conta: economize água e evite o desperdício”.
É com esse tema que a prefeitura municipal de São João Del Rei, Região Central de Minas Gerais, deu início a uma campanha educativa para conscientizar os moradores sobre o uso inteligente da água. Conforme o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Damae), a seca que atinge a cidade é uma das mais rigorosas dos últimos anos e se não chover nos próximos 20 dias, o risco de racionamento é real.

Fiscais da empresa começaram a monitorar os moradores no início de outubro, para evitar o desperdício de água. As pessoas que forem flagradas lavando passeios e calçadas com a mangueira ou utilizando o serviço de forma abusiva poderão ser notificadas. “Estamos em situação de alerta e a campanha tem caráter educativo. Os nossos mananciais estão em níveis reduzidos e ainda não entramos em racionamento por causa de trabalhos preventivos, como a abertura de poços artesianos feitos no ano passado”, disse Gustavo Gastão Cardoso, diretor geral do Damae.

Os córregos Água Limpa e Rio Acima são os principais fornecedores de água para o município de São João Del Rei, mas já operam em capacidade baixa por acusa da seca. A prefeitura vai informar a população sobre a campanha por meio de veículos com som, jornais e rádios locais. O Damae disse que trabalha para conter todos os vazamentos que ocorrem nas ruas da cidade, mas por causa da rede ser muito velha isso requer trabalho.
“A campanha vai durar enquanto estivermos nesse período de seca. Vamos continuar fazendo investimentos para prevenir o risco de desabastecimento, mas precisamos da ajuda da população”, completou Gustavo Gastão Cardoso.

Em seu site oficial, a prefeitura de São João Del Rei disponibiliza recomendações aos moradores para economizar água. Entre elas estão: regar as plantas e horta com regador, desligar as mangueiras e os aspersores, tomar banhos mais rápidos e não deixar a torneira aberta na hora de escovar os dentes..