(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parentes de detentos poderão utilizar UAIs para cadastro de visitas em Minas

Famílias não precisarão ir até os presídios para realizarem cadastro e também vão receber atendimento de assistentes sociais. Objetivo é humanizar o sistema prisional do estado


postado em 16/10/2014 13:13

Familiares dos cerca de 14 mil detentos de 19 presídios de Minas Gerais poderão comparecer às Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) para serviços da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), como o cadastramento de visitas aos presos, atendimento social aos familiares e entrega de documentos dos presos. A primeira unidade a oferecer os serviços será a UAI de Montes Claros, onde o piloto do modelo será apresentado ainda neste ano.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a iniciativa foi formalizada nesta quinta-feira pelos secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli. Com a assinatura do convênio, serão iniciadas as contratações e os treinamentos para oferecer os serviços nas UAIs. Com a iniciativa, as famílias não precisarão comparecer ao presídio para o cadastramento de visitas - íntima, social e assistida - ou para solicitar documentos referentes a algum detento. Além disso, as UAIs também vão oferecer atendimento de assistente social, realizado por meio de agendamento.

Para o secretário Marco Antônio Romanelli, esse é um passo importante em direção à humanização do sistema prisional. Além de oferecer agilidade e conforto aos parentes dos detentos, o novo serviço vai diminuir o fluxo de pessoas na porta das unidades prisionais, aumentando a segurança. Renata Vilhena destacou que as UAIs têm um grande alcance, e o objetivo é atender a população oferecendo serviços mais simples e melhores.

O trabalho nas Unidades de Atendimento Integrado terá a orientação do Núcleo de Atendimento à Família (NAF), ligado à Secretaria, que presta serviço de atendimento à família de presos desde 2011. O NAF funciona no Centro de Belo Horizonte e atende sete unidades prisionais da região metropolitana. Os diretores-gerais e diretores de atendimento das 19 unidades prisionais, situadas nos 11 municípios selecionados também serão referência para os profissionais que atenderão nas UAIs.

Conforme a Seds, ainda não há uma data exata para o início da prestação de serviço. A partir da aprovação do piloto pelas secretarias, a previsão é que os serviços sejam expandidos para as UAIs de Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberlândia e Varginha.

Veja a lista de unidades atendidas pelo convênio

- Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Betim (Ceresp Betim)
- Presídio de Ibirité
- Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Contagem (Ceresp Contagem)
- Presídio de Brumadinho
- Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas
- Presídio de São Joaquim de Bicas I
- Presídio de São Joaquim de Bicas II
- Presídio de Juatuba
- Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, em Uberlândia
- Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia
- Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Juiz de Fora (Ceresp Juiz de Fora)
- Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Vale da Costa, em Juiz de Fora
- Penitenciária José Edson Cavalieri, em Juiz de Fora
- Penitenciária Professor Ariosvaldo de Campos Pires, em Juiz de Fora
- Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em Governador Valadares
- Presídio de Governador Valadares
- Presídio de Varginha
- Presídio Alvorada de Montes Claros
- Presídio Regional de Montes Claros


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)