Brigadistas estão mobilizados em uma frente de combate ao incêndio na Serra do Cipó, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta quinta-feira. As chamas no Morro da Pedreira, fora dos limites do parque nacional, já foram controladas, mas a Região do Alto Palácio ainda preocupa. De acordo com Paula Leão Ferreira, analista ambiental, uma equipe ficará acampada nesta noite para monitorar o fogo, e na manhã de sexta, haverá o combate efetivo.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), uma chuva fraca na madrugada desta quinta amenizou o tempo seco e ajudou a extinguir alguns focos de incêndio na região. A expectativa dos brigadistas é bem melhor do que ontem, quando as chamas se espalhavam sem que pudessem usar aeronaves no combate por causa da baixa visibilidade.
Nesta manhã, uma aeronave air tractor e um helicóptero ajudaram no combate. De acordo com Paula, entre 60 e 70 combatentes estiveram envolvidos, incluindo funcionários, brigadistas da serras do Cipó e da Canastra, agentes do Ibama e bombeiros civis. Estima-se que até o dia 14 de outubro, 2.490 hectares tenham sido devastados pela queimada. A ambientalista ainda informou que o parque continuará fechado, sem previsão para reabertura..