(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temperatura em Minas bate novo recorde e chega a 41,6ºC

O calor intenso é causado pelo predomínio de uma massa de ar seco sobre o Sudeste e pela chegada de uma frente fria à região. São Paulo registrou o dia mais quente dos últimos 70 anos


postado em 17/10/2014 17:25 / atualizado em 17/10/2014 17:43

A massa de ar seco que está sobre a Região Sudeste do Brasil intensifica o calor em municípios mineiros. A cidade de Ituiutaba, na Região do Triângulo, marcou a maior temperatura do ano em Minas Gerais nesta sexta-feira. Os termômetros marcaram 41,6º C, superando os 41,4ºC registrados na terça-feira. Os moradores de São Paulo viveram um dia histórico. A capital paulista atingiu a marca de 37,8ºC, temperatura mais alta desde o início das medições, em 1943.

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do 5º distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além da massa de ar seco, uma frente fria que está no Sul do país se aproxima da Região Sudeste e isso ajuda a intensificar o calor. “ Quando isso acontece, ocasiona um aumento de temperatura nos municípios próximos”, afirma.

A alta da temperatura aconteceu, principalmente, em cidades do Triângulo Mineiro. Além de Ituiutaba, Campina Verde também registrou termômetros acima de 40ºC. O município marcou 40,2 ºC. A máxima na capital mineira foi de 33ºC nesta sexta-feira. A preocupação das autoridades continua sendo a baixa umidade do ar. Belo Horizonte registrou 26%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O tempo quente deve se tornar mais extremo até segunda-feira. De acordo com previsão do Instituto Climatempo, a grande massa de ar que já domina o interior do país se tornará ainda mais intensa, principalmente entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte da Sul. Com o ar parado, o aquecimento durante o dia tende a aumentar. O fenômeno, conhecido como “bolha de calor”, deve ser mais intenso entre Minas, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná. Temperaturas máximas devem superar facilmente os 40°C, com chances de extremos próximos a 45°C à sombra na tarde de domingo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)