A massa de ar seco que está sobre a Região Sudeste do Brasil intensifica o calor em municípios mineiros. A cidade de Ituiutaba, na Região do Triângulo, marcou a maior temperatura do ano em Minas Gerais nesta sexta-feira. Os termômetros marcaram 41,6º C, superando os 41,4ºC registrados na terça-feira. Os moradores de São Paulo viveram um dia histórico. A capital paulista atingiu a marca de 37,8ºC, temperatura mais alta desde o início das medições, em 1943.
A alta da temperatura aconteceu, principalmente, em cidades do Triângulo Mineiro. Além de Ituiutaba, Campina Verde também registrou termômetros acima de 40ºC. O município marcou 40,2 ºC. A máxima na capital mineira foi de 33ºC nesta sexta-feira. A preocupação das autoridades continua sendo a baixa umidade do ar. Belo Horizonte registrou 26%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O tempo quente deve se tornar mais extremo até segunda-feira. De acordo com previsão do Instituto Climatempo, a grande massa de ar que já domina o interior do país se tornará ainda mais intensa, principalmente entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte da Sul. Com o ar parado, o aquecimento durante o dia tende a aumentar. O fenômeno, conhecido como “bolha de calor”, deve ser mais intenso entre Minas, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná. Temperaturas máximas devem superar facilmente os 40°C, com chances de extremos próximos a 45°C à sombra na tarde de domingo.