De acordo com a Polícia Militar (PM), o homem deixou o menino dormindo no barracão de madeira, que fica no Bairro Roma, e foi beber em um bar na região. Ele deixou uma vela acesa no imóvel. Ao voltar, a casa estava pegando fogo e vizinhos tentavam apagar as chamas. Quando encontraram o corpo carbonizado da criança, o grupo tentou linchá-lo.
Enquanto corria pela Rua San Marino, ele passou por uma viatura da Polícia Militar, disse que uma casa estava pegando fogo, e continuou a fuga. Desconfiados da atitude, os militares interceptaram o homem e o levaram de volta ao local do incêndio. Ele se identificou e acabou contando que estava fugindo dos moradores.
Ainda de acordo com a PM, vizinhos disseram que o dono da casa costumava deixar o filho sozinho, algumas vezes sem alimentação, e a criança já teria sido levada pelo Conselho Tutelar para um abrigo municipal.
O perícia esteve no local e o corpo da criança foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e o homem foi conduzido para a Delegacia de Plantão de Ribeirão das Neves. .