De acordo com a empresa, 29 ambulâncias vão fazer o atendimento de emergência em caso de acidentes em um trecho total de 936,8 quilômetros de rodovia. As equipes serão compostas por médicos e enfermeiros, que vão fazer dois tipos de atendimento, o de resgate e o de UTI móvel.
Cerca de 35 guinchos de socorro-mecânico vão fazer o transporte de veículos acidentados ou estragados que passarem pela rodovia. Conforme a Via 040, o objetivo é diminuir os impactos que os acidentes causam ao transito e agilizar a liberação das pistas. Outros 21 veículos de fiscalização vão inspecionar o trecho da BR-040 para monitorar possíveis incêndios e problemas relacionadas a acidentes com animais.
Ainda de acordo com a empresa, seis caminhões-pipa e seis veículos de resgate de animais vão fazer parte da frota da operação. Inspetores vão monitorar 24 horas por dia as situações que precisarem de apoio e como acidentes, obstruções na via.
Ao longo do trecho administrado pela Via 040 serão instalados 11 praças de pedágio e cada uma vai cobrar o valor de R$ 3,22 para que os motoristas sigam viagem. A taxa pelo serviço deverá começar a valer no primeiro semestre de 2015..