As blitzes itinerantes integram a Campanha Sou Pela Vida. Dirijo Sem Bebida da Seds. As ações foram baseadas no modelo feito por policiais espanhóis. Os agentes do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) ficam em regiões boêmias descaracterizados observando motoristas que bebem e saem dirigindo veículo.
Nessa quinta-feira, os agentes ficaram em bares, restaurantes, boates e casas de festas, localizados na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Diferente da semana passada, quando os policiais ficaram em apenas uma área, no Prado, Região Leste, a ação foi feita simultaneamente em diferentes pontos.
A mudança deu resultado. Ao todo, sete motoristas irregulares foram abordados. Destes, seis passaram pelo teste do etilômetro e o resultado ficou abaixo de 0,34. Esses condutores tiveram a CNH recolhida e tiveram que pagar multa. Além disso, responderão processo administrativo. Outro abordado acabou preso, pois o resultado do teste deu acima do valor que representa crime de trânsito.
As blitzes itinerantes já entraram no calendário de ações da Seds. A intenção, segundo o delegado Anderson Alcântara Silva Melo, diretor do Detran/MG, é que as ações aconteçam diariamente até o fim do ano. .