A chuva parece que finalmente veio para ficar em Minas Gerais. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um comunicado na tarde desta terça-feira para a possibilidade de precipitações de fraca e moderada na capital, Grande BH, e cidades da Região Central do Estado e também nos vales do Aço e Rio Doce. Há possibilidade de queda de granizo em Itabirito e Belo Horizonte.
Está chovendo em seu bairro? Mande imagens e depoimentos para o em.com.br pelo email: jornalismo@uai.com.br
A previsão é válida para as próximas duas horas. De acordo com a Comdec, o radar meteorológico detectou áreas de instabilidade nessas regiões que favorecem ocorrências de chuva. Há risco de precipitações de intensidade fraca e moderada, entre 5 milímetros a 14,9 milímetros, na capital e região metropolitana, Ipatinga, Ourto Preto, Morro da Garça, Curvelo, Santa Maria de Itabira, Ferros e Guanhães. Elas podem ser acompanhadas de raios e ventos fortes.
De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto Climatempo, o tempo instável é provocado pelo forte calor. “Devido ao forte calor e o aumento da umidade. Isso favorece as pancadas de chuva com fraca intensidade”, afirmou.
A capital mineira já teve chuva na manhã desta terça-feira em alguns bairros da região Centro-Sul. De fraca intensidade, a precipitação não causou transtornos. Nuvens carregadas já são vistas sobre os bairros Belvedere, Buritis, Sion.
Nessa segunda-feira, moradores da Região da Zona da Mata foram surpreendidos por uma chuva de granizo. O temporal causou estragos em pelo menos três cidades, Alto Caparaó, Caratinga e Espera Feliz. Nenhuma pessoa ficou ferida. Segundo Ruibran dos Reis, a queda de gelo não deve ocorrer novamente. “Isso foi por causa de uma frente fria que passou e agora se encontra na Bahia. Os municípios que estavam nas proximidades foram atingidos, mas não vai ocorrer novamente”, comentou.