Os momentos de terror vividos pelo padre Flávio da Silva Ramos, de 37 anos, aconteceu na madrugada. De acordo com a Polícia Militar (PM), o homem, ainda não identificado, entrou no Santuário por volta das 3h40. Ele rendeu o religioso em seu quarto e o amarrou com um cinto. O ladrão abriu o cofre e levou R$ 3,8 mil em dinheiro e outros objetos. A PM não informou se peças sacras foram levadas.
Por causa do incidente, a arquidiocese decidiu suspender as atividades no Santuário, que há três séculos recebe peregrinos de várias locais. Em nota, o Episcopado informou que a medida foi tomada por causa “dos atos de violência que ameaçam a vida de sacerdotes e colaboradores, além dos prejuízos com roubos e danificação do patrimônio”.
Com a suspensão das atividades, todas as missas celebradas na Ermida e os serviços religiosos prestados lá e na Igreja Nova não vão acontecer. Desde ontem, apenas duas missas serão celebradas durante a semana, nas manhãs de terça-feira e domingo, sempre às 8h. Os batizados já agendados acontecerão normalmente. .