Os moradores do povoado de Tabual, no município Norte de Minas, sofrem com os prejuízos provocados pela estiagem prolongada. Mas, nesta quinta-feira, também se computaram os danos causados pela chuva. Um temporal, acompanhado de um vento forte, atingiu o povoado no final da tarde de quarta-feira. Duas casas foram derrubadas, uma delas ainda em construção, e cerca de 40 moradias foram destelhadas, de acordo com informações do secretário municipal de Agricultura de Francisco Sá, Sérgio Murilo Marques. Ninguém se feriu.
O agricultor Dimas Tadeu Fernandes Aquino, que tem um sítio na região de Tabual, disse que ficou muito assustado. O telhado da casa dele foi parcialmente destruído. “O vento realmente foi muito forte. Ainda bem que a tempestade não durou muito tempo”, disse Dimas, que assim como outros produtores rurais da região, torcem pela regularidade das chuvas.
A seca castiga Francisco Sá há mais de seis meses e quase todas as famílias das comunidades rurais do município estão sendo abastecidas com caminhões-pipa, pois os rios e córregos estão completamente vazios. Nesta quinta-feira, o tempo ficou nublado em Francisco Sá e municípios vizinhos, com os moradores na expectativa da chegada das chuvas para recuperação dos mananciais.