Milhares de pessoas devem passar pelos cemitérios de Belo Horizonte neste domingo, quando a celebrado o Dia de Finados. Desde as primeiras horas da manhã as necrópoles da capital recebem famílias que buscam homenagear os entes queridos que se foram.
Veja a galeria de fotos
No Cemitério Bosque da Esperança, Região Norte da capital, a expectativa é de que 40 mil pessoas passem ainda hoje pelo local, onde mais de 25 mil estão sepultadas. As missas estão sendo celebradas às 8h, 11h e 16h. “Hoje estamos prestando uma homenagem aos que partiram, mas esse não é um momento de tristeza, mas sim de esperança porque vamos nos encontrar com nossos queridos. Essa é uma esperança que não decepciona”, diz o padre Joaquim Miranda, da Arquidiocese de BH.
Às 10h40, balões brancos com nomes ou mensagens de saudade foram soltos pelos visitantes. A soltura de balões também faz parte da campanha “O que quero fazer antes de morrer”, lançada pelo Bosque da Esperança no mês de novembro.
Fundando em 1897, o Cemitério do Bonfim, o mais antigo de Belo Horizonte, também é visitado por muitos devotos que passam pelos túmulos de Padre Eustáquio, Irmã Benigna e da menina Marlene, a quem são atribuídos muitos milagres. Também estão sepultadas no local outras personalidades, como Olegário Maciel, governador de Minas, Francisco Silviano de Almeida Brandão, vice-presidente, Julia Kubitschek, mãe do presidente Juscelino Kubitschek, o jornalista e escritor Roberto Drummond, entre outros.
O padre Gladstone Elias de Souza, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Lagoinha, também reforçou a mensagem de esperança e fé durante as celebrações deste domingo. Ao final de uma das missas, ele pediu para que as pessoas não desanimem, nem se deixem abater pela tristeza. “Quem tem fé supera melhor a morte de alguém”, diz.
OPERAÇÃO A BHTrans montou um esquema especial de trânsito para o Dia de Finados, neste domingo, 2. Serão realizadas intervenções no entorno dos cemitérios da cidade, além de reforço no quadro de horários de algumas linhas. Informações sobre alterações de itinerários e dos pontos de embarque e desembarque serão afixadas no interior dos ônibus e pontos desativados.
Haverá reforço das Secretarias de Administração das Regionais Noroeste, Norte e Leste, BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar (PM) durante o horário de funcionamento dos quatro cemitérios administrados pela prefeitura de BH (Consolação, Saudade, Paz e Bonfim), das 7h às 17h. Também serão repassadas informações sobre a transferência de titularidade dos cemitérios, alteração de dados e quitação de débitos .