De acordo com a PC, a medida visa agilizar o tempo de apuração das demais ocorrências nas delegacias e batalhões da Polícia Militar. Atualmente, a Delegacia Virtual já pode ser usada para registro de acidentes de trânsito sem vítima, perda e extravio de documentos e registro de pessoas desaparecidas ou encontradas.
Desde 30 de junho, quando a ferramenta online foi implantada, a Delegacia Virtual já recebeu 48 mil ocorrências, sendo 18.580 por acidentes de trânsito sem vítimas, 27.531 por extravio de documentos, 2008 por extravio de objetos pessoais e 48 por comunicação de pessoa desaparecida.
O registro de ocorrências é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente na tela. Após a inclusão dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem. Em até 15 minutos, será emitida uma mensagem que informará o número do Registro de Evento de Defesa Social (REDS), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS) e imprimi-lo. .