Jornal Estado de Minas

Integrantes da Ocupação William Rosa fecham avenida contra ameaça de despejo

Atualmente, William Rosa está em um terreno sob posse presumida do Ceasa. Eles querem a retomada das negociações e manutenção das famílias

- Foto: Reprodução/Facebook

Cerca de 100 integrantes da Ocupação William Rosa fecharam os dois sentidos da Avenida Severino Ballesteros, em Contagem, na tarde desta terça-feira. De acordo com a Polícia Militar, o protesto aconteceu de forma pacífica. Os manifestantes pediram a retomada das negociações sobre o terreno onde estão alojadas as famílias e que o Governo Federal construa casas para os moradores. Uma nova reunião para definir os rumos do movimento deve acontecer nesta quarta-feira, às 16h, na sede do Ceasa.


De acordo com o morador da ocupação, Lacerda dos Santos Amorim, o protesto foi feito por causa do trabalho de reintegração de posse feito pela Polícia Militar nesta terça em Vespasiano e Esmeraldas, na Grande BH. Ele afirmou ainda que existem rumores de que uma ação de despejo está programada para a cidade de Contagem.

Em sua página no Facebook, a ocupação informou que existe um processo de negociação entre o Ceasa, o Governo Federal, a prefeitura de Contagem e os moradores da ocupação, para que se realize a construção de moradias pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Manifestantes incendiaram pneus e bloquearam totalmente a avenida - Foto: Reprodução/Facebook

Desde a manhã desta terça-feira, a Polícia Militar cumpre mandados de reintegração de posse nas cidades de Esmeraldas e Vespasiano. Ambas ações contam com a presença de agentes das prefeituras dos municípios.

Até o momento, nenhum conflito foi registrado nas ações de despejo.

Segundo a PM de Esmeraldas, há cerca de três anos, famílias montaram um acampamento na Fazenda das Abóboras, na zona rural da cidade, criando a ocupação chamada “Fazenda Chigongo”. Os militares chegaram ao local por volta das 6h e, até o momento, os moradores estão deixando o local pacificamente.

A PM também faz a reintegração de posse em uma área ocupada no Bairro Nova Pampulha, em Vespasiano, na Grande BH. Ao todo, 168 policiais dos batalhões de Choque e 36º estão envolvidos na remoção de aproximadamente 40 famílias. Os trabalhos de orientação, retirada de objetos e casa começou por volta de 7h10.

.