Jornal Estado de Minas

Integrantes de ocupações de Belo Horizonte fazem manifestação no Centro

A mobilização é parte da resistência dos moradores ao despelo de famílias da região, reintegração definida por decisão judicial e que está em vigor

Luana Cruz

Membros de ocupações em passeata no Centro de BH - Foto: Brigadas Populares

Integrantes de ocupações de Belo Horizonte fazem manifestação na manhã desta quinta-feira no Centro da capital.

O grupo se concentrou na Praça da Estação e seguiu em passeata. Os manifestantes foram em direção à Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena, e prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Os moradores saíram de ônibus das ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória, que ficam na Granja Werneck, Região Norte de BH. O transito é complicado em todo o Hipercentro porque os manifestantes interditam avenidas.

A mobilização é parte da resistência dos moradores ao despejo de famílias da região, uma reintegração definida por decisão judicial e que está em vigor. Em agosto deste ano, a Polícia Militar montou uma megaoperação para retirada das famílias, mas não executou o plano.

Foi instalada uma mesa de negociação, convocada pelo Ministério Público de Minas Gerais, com participação de movimentos populares e construtoras que vão executar o programa Minha Casa Minhas Vida no terreno. Mesmo assim, não há acordo entre as partes.


Mais protesto

Agentes penitenciários fazem manifestação na Praça da Assembleia, também no Bairro Santo Agostinho. A categoria protesta contra demissões de agentes e falta de negociação do governo sobre as contratações. Cerca de 150 trabalhadores fecham alternadamente o trânsito na Rua Felipe dos Santos. De acordo com o Sindicato de Agentes de Segurança Penitenciária de Minas Gerais (Sindasp-MG), a expectativa é que os manifestantes sejam recebidos por algum membro da Comissão de Segurança Pública da ALMG. Os agentes ameaçam fazer greve.

Agentes penitenciários protestam na Praça da Assembleia, em BH - Foto: Divulgação Polícia Militar

.