Jornal Estado de Minas

Ocupações encerram manifestação e trânsito volta a fluir normalmente no Centro de BH

Quem passou pelo Centro na manhã desta quinta enfrentou retenções nas principais ruas da Capital. Integrantes de ocupações seguiram em passeata para a prefeitura e o Tribunal de Justiça

Depois de uma manhã com trânsito conturbado em virtude da manifestação de integrantes de ocupações populares na Região Central de Belo Horizonte, os motoristas começam a ter mais tranquilidade na tarde desta quinta-feira.
De acordo com a BHTrans, as principais ruas e avenidas da Capital foram liberadas depois que os grupos se deslocaram para a Praça Afonso Arinos, entra a Rua da Bahia e Avenida João Pinheiro.

Veja imagens da manifestação

Durante a manhã, os integrantes das ocupações se encontraram na Praça da Estação e seguiram em passeata rumo à Prefeitura Municipal, na Avenida Afonso Pena e também à sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Participaram do protesto as ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória, todas localizadas na Granja Werneck, Região Norte da Capital.

O grupo é contra o despejo das famílias da região, que faz parte da reintegração definida por ordem judicial e que está em vigor. Em agosto, a PM chegou a realizar um plano para a desocupação, mas não concluiu o projeto.

Foi instalada uma mesa de negociação, convocada pelo Ministério Público de Minas Gerais, com participação de movimentos populares e construtoras que vão executar o programa Minha Casa Minhas Vida no terreno. Mesmo assim, não há acordo entre as partes.

Também na manhã desta quinta, agentes penitenciários fazem manifestação na Praça da Assembleia, no Bairro Santo Agostinho. A categoria é contra as demissões dos agentes e falta de negociação do governo sobre as contratações..