Jornal Estado de Minas

Violência nos estádios de futebol será tema de audiência pública na segunda-feira

Para os deputados que convocaram a audiência, há um reduzido número de policiais militares no Mineirão em dias de jogos

Preocupadas com a insuficiência de policiamento nos estádios de futebol de Belo Horizonte e com a violência e insegurança a que os torcedores ficam submetidos, as Comissões de Segurança Pública e de Esporte, Lazer e Juventude realizam nesta segunda-feira uma audiência conjunta para debater o assunto.
A reunião acontece às 9h, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pelos deputados Sargento Rodrigues (PDT), João Leite (PSDB) e Cabo Júlio (PMDB). O encontro ocorre às vésperas da final da Copa do Brasil, quando BH vai sediar o clássico entre Atlético e Cruzeiro que já está mobilizando a PM.

Em justificativa, o deputado Sargento Rodrigues disse que nas inúmeras vezes em que esteve no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, constatou o reduzido número de policiais militares no local. Para o parlamentar, os jogos contam com um expressivo público, que embora tenha o direito de ter sua segurança garantida durante os eventos esportivos, frequentemente é desrespeitado. Entre os problemas mencionados por Rodrigues estão a infraestrutura deficitária dos estádios, a ocorrência de roubos, furtos, arrastões e brigas entre torcidas.

Para o deputado, é necessário debater o assunto, para evitar o que aconteceu em Joinville, Santa Catarina, em dezembro de 2013, quando uma partida entre Vasco e Atlético Paranaense foi interrompida devido a uma briga entre torcedores dos times. Segundo Sargento Rodrigues, pelas imagens divulgadas na ocasião, não se verificava o necessário policiamento no local..