O Governo de Minas lançou nesta sexta-feira, na Cidade Administrativa, a campanha de combate à dengue e à febre chikungunya no estado. Uma das novidades deste ano será a criação de um game, inspirado em um vídeo australiano para promover a segurança no metrô. Em “Dumb Ways to die” são mostradas várias situações onde os personagens do vídeo morrem de “maneira idiota”. Na versão mineira, que será criada para as plataformas Android, iOS e Windows Phone, uma família composta por pai, mãe, uma filha adolescente, um filho e um cão tomarão o papel dos personagens originais. A previsão é de que ele seja lançado no dia 15 de dezembro.
Até o momento, Minas Gerais possui 38 casos de febre chikungunya notificados, sendo que 28 foram descartados, 8 estão sob investigação e 2 foram confirmados, nos municípios de Matozinhos e Coronel Fabriciano. Já a dengue, deixou pelo menos 46.125 pessoas doentes no estado este ano e matou outras 46. De acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo mosquito (LIRAa), divulgado no último dia 4 pelo Ministério da Saúde, Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, é o único município em situação de risco. Belo Horizonte tem índices satisfatórios, com menos de 1% de larvas de mosquito nos imóveis pesquisados.
Dengue Ville
Em 2010, o Governo de Minas também lançou um game inspirado em outro sucesso da web, o Farm Ville. A versão da Secretaria de Estado de Saúde ganhou o nome de Dengue Ville, e foi usado com o intuito de diminuir o índice de infestação do Aedes aegypti. O jogo fez sucesso e a fórmula foi repetida em 2011.
Dengue x Chinkungunya
Tanto a dengue quanto a febre chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Esta última, no entanto, também tem outra forma de transmissão, por meio de outro mosquito, chamado Aedes albopictus, presente majoritariamente em áreas rurais e peri-urbanas. Assim, as formas de prevenção das duas doenças são as mesmas: combater os criadouros dos mosquitos, evitando o acúmulo de água parada.
Já em relação aos sintomas das doenças, é preciso ficar atento a uma queixa específica da chikungunya: dores fortes nas articulações, principalmente nos pés e nas mãos. "Pacientes com febre chikungunya queixam-se sobretudo de problemas nas articulações. Em alguns casos, a dor é tanta que pessoas têm dificuldade para ficar em pé ou desempenhar as tarefas diárias", explica o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
Febre acima de 39 graus centígrados, de início repentino, dor de cabeça, nos músculos e manchas vermelhas na pele são outros sintomas. No caso da dengue, os sintomas mais comuns são dores no corpo e dores de cabeça.