Jornal Estado de Minas

PBH planeja espaço para torcedores para minimizar impacto a moradores na Pampulha

Licitação para construção de quatro pontos no entorno do Mineirão é a aposta da PBH para diminuir transtornos durante jogos no estádio

Valquiria Lopes
Administração Regional Pampulha informou que uma licitação está sendo elaborada para o uso do espaço público, em quatro pontos no entorno do Mineirão, para oferecer ao torcedor um espaço de convivência apropriado e minimizar o impacto para os moradores da região.
O edital tem previsão de ser publicado ainda neste mês e nele constará a obrigatoriedade de colocação de banheiros químicos, segundo a regional. Ainda segundo o órgão, uma comissão composta por vários órgãos municipais, além da PM, integrantes da comunidade e da Secretaria de Estado de Turismo, trata da Operação Mineirão nos dias de jogos e eventos no estádio.

Quanto à questão da limpeza urbana, a Regional Pampulha informa que há serviço de varrição regular no entorno do Mineirão e do Mineirinho, às segundas, quartas e sextas-feiras. Os reforços e serviços extras são programados de acordo com cada evento realizado nestes locais, considerando sua importância e, principalmente, o público presente. “Para os jogos decisivos, em que o público permanece por mais tempo no entorno, o reforço é de 10 a 40 garis para varrição e coleta de lixo. Quando os jogos são realizados no sábado, o serviço é executado no domingo pela manhã e, quando realizados nos dias de feriados, são executados no dia seguinte”, informou o órgão por meio de nota.

A Gerência Regional de Fiscalização e Licenciamento Leste afirmou que, para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, quarta-feira, na Arena Independência, serão disponibilizados 13 fiscais e 40 agentes de campo para a área no entorno em todas as entradas que dão acesso ao estádio. Haverá também equipe da guarda municipal. Com relação ao banheiro químico, é um pedido dos moradores para a Arena Independência.
Em função da liberação de 10% dos ingressos para a torcida rival ao mandante em campo no dias dos jogos, a BHTrans informou que vai refazer o esquema de trânsito que já estava pronto. O anúncio das mudanças deve ser feito a partir de segunda-feira. A empresa, no entanto, adiantou que não pode diminuir os tempos de restrição de estacionamento em função da magnitude da área que é impactada pelas partidas.

POLICIAMENTO A comandante do Policiamento da Capital, coronel Cláudia Romualdo, garantiu que a estratégia de segurança e o efetivo são calculadas com base na estimativa de público e também levando em consideração os torcedores que se aglomeram no entorno do estádio. “São dois eventos diferentes e temos um grupo de policiais escalado para chegar com antecedência e outro que vem depois para ficar até pelo menos duas horas após as partidas. Os policiais não vão embora enquanto a torcida não se dispersa. Além do mais, as companhias de área mantêm o policiamento”, afirmou a coronel. Ela recomenda que, diante de qualquer briga de torcida, dano ao patrimônio ou transtorno, a população também acione a PM por meio do telefone 190.

Já a Minas Arena, responsável pelo Mineirão, informou que os questionamentos dos moradores do entorno não são de sua responsabilidade, tendo em vista que são relacionados a ocorrências em vias públicas. “A concessionária é responsável pela administração do Mineirão e responde por questões relativas à infraestrutura e alguns serviços dentro do estádio”. A empresa destacou, ainda, que a responsável pela promoção do evento “Jogo de Futebol” é a Federação Mineira de Futebol (FMF). Procurada, a federação não foi encontrada para repercutir o assunto. A direção da Arena Independência não retornou o contato da reportagem. (VL).