De acordo com o guarda Charleston Roberto Turíbio, por volta de 8h35, o passageiro aguardava a chegada do ônibus na estação, que fica na Avenida Santos Dumont, entre São Paulo e Curitiba. Impaciente, ele não esperou o veículo estacionar para que as portas do terminal se abrissem. Muito alterado, Adenílson arrancou a porta antes de entrar no coletivo da linha 83 D.
Mesmo assim, o mestre de obras conseguiu embarcar e foi até a Estação São Gabriel, Região Nordeste de BH, pois a linha é direta. Os guardas – avisados por agente que monitoram as câmeras de segurança – seguiram o coletivo em uma viatura. Assim que Adenílson desembarcou na estação, ele foi preso.
Conforme o guarda Turíbio, o preso justificou o ato de vandalismo dizendo que paga impostos e, por isso, a porta pertence a ele.
Segundo o guarda Turíbio, o homem é morador do São Gabriel e não tem passagens pela polícia. Ainda conforme relato do guarda, Adenílson apresenta sinais de embriaguez. Ninguém se machucou com os vidros quebrados da porta. A BHTrans já isolou o local para providenciar o conserto. .