Segundo a Polícia Militar (PM), um grupo de 10 a 20 pessoas chegou ao local por volta das 5h10. Viaturas da 15ª Companhia Independente da PM acompanham o protesto, que segue pacífico até o momento.
A primeira manifestação aconteceu no último dia 5 e reuniu 40 pessoas. Na ocasião, os usuários do transporte público reclamavam do aumento do intervalo entre as viagens de ônibus que atendem o distrito. O protesto só terminou por volta das 10h30.
Por meio de nota divulgada naquela data, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro Metropolitano (SINTRAM) informou que apenas a linha 4872 (Ravena - Belo Horizonte) teve seu horário remanejado. A alteração de horário da linha, administrada pelo Consórcio Estrada Real, em acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), seria discutida em uma reunião dos representantes do consórcio com a comunidade, quando seriam apresentadas as revindicações.
Na noite de segunda-feira, um incêndio atingiu a garagem da empresa. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 53 ônibus ficaram completamente destruídos pelas as chamas, que só foram extintas por volta das 2h de terça.