Jornal Estado de Minas

Ibirité vai contar com Terminal Metropolitano de Transporte a partir de amanhã

Dezesseis linhas de ônibus sairão do terminal, sendo dez alimentadoras e seis troncais, que seguirão para Belo Horizonte e Contagem

A partir deste sábado, o município de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai contar com um Terminal Metropolitano de Integração de Transporte.
A iniciativa do governo proporcionará mais conforto para cerca de 17 mil usuários que circulam diariamente. Do Terminal, que fica na rodovia Renato Azeredo, no Bairro Vila dos Pinheiros, sairão 16 linhas de ônibus, sendo dez alimentadoras, que terão como destino os bairros da cidade, e seis troncais, que seguirão para Belo Horizonte e Contagem.

Em Ibirité já existem duas linhas troncais: Ibirité/BH – via avenida Amazonas e Ibirité/Estação Eldorado do metrô. No próximo sábado, outras quatro linhas entrarão em operação e terão como destino final, na capital, o BH Shopping, a região hospitalar, o Barreiro e a região central, sendo este último um serviço semidireto.

O usuário que utilizar uma linha alimentadora poderá embarcar em qualquer outra alimentadora dentro do Terminal, sem pagar mais por isto, desde que permaneça dentro da área paga das linhas alimentadoras. Com a implantação do Terminal, a integração com o metrô será mantida e oferecida a todos os passageiros. Os usuários do Cartão ÓTIMO que embarcarem na linha 303M – T. Ibirité/ Estação Metrô Eldorado pagarão a mesma tarifa de integração que o usuário pagava antes da implantação do Terminal.

De acordo com a Secrtaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), o governo investiu cerca de R$13,1 milhões no empreendimento e, para dar mais comodidade aos usuários, foram instalados painéis informativos e equipamentos que facilitam o deslocamento para quem tem a mobilidade reduzida. A partir do momento em que os novos coletivos estiverem em operação, haverá uma redução de 27 veículos que circulavam no centro de Belo Horizonte.
Cerca de 100 mil folhetos informativos foram produzidos para a distribuição entre os passageiros das linhas e moradores de Ibirité.

Com informações da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop).