(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 45 mil poderão ter as carteiras de habilitação suspensas até o fim do ano

Penalidade acontece para o condutor que atingiu a pontuação máxima ou cometeu infrações gravíssimas automaticamente suspensivas


postado em 14/11/2014 18:30 / atualizado em 14/11/2014 19:03

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Departamento de Trânsito (Detran/MG), divulgou nesta sexta-feira, o balanço de processos instaurados para suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De janeiro a novembro, 45.194 condutores atingiram a pontuação máxima ou cometeram infrações gravíssimas automaticamente suspensivas, como praticar racha, dirigir embriagado, ultrapassar 50% da velocidade máxima permitida, pilotar sem capacete, entre outras.

De acordo com a delegada Inês Borges Junqueira, coordenadora de Infrações e Controle do Condutor, a previsão é de que até 31 de dezembro, esse número suba para 50 mil processos, sendo, no mínimo, 30 mil finalizados. A maior parte dos processos tem relação com direção perigosa, seja dirigir sob efeito de álcool ou transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 50%.

Nos dias 3 e 4 de dezembro haverá um mutirão onde 1.001 condutores que já somaram 20 pontos ou mais serão notificados e deverão comparecer para apresentar defesa ou cumprir a penalidade. Além de terem a CNH recolhida, os motoristas convocados terão que cumprir suspensão de 1 até 12 meses do direito de dirigir ou, em casos de reincidência, de seis a 24 meses. Eles podem recorrer no prazo de até 30 dias junto ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/MG). O condutor suspenso que for flagrado em uma blitz dirigindo terá sua carteira de habilitação cassada.

A apresentação do balanço, principalmente dos dados sobre processos referentes ao excesso de velocidade e embriaguez, faz parte da semana especial promovida pelo Detran em comemoração ao Dia Mundial em Homenagem às Vítimas de Trânsito, que engloba tanto ações de educação de trânsito quanto na aplicação das penalidades aos condutores que insistem em infringir as regras. O encerramento das atividades ocorrerá no próximo domingo das 9h as 12h, na Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)