A Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste de Belo Horizonte, recebe, na manhã deste domingo, uma homenagem às vítimas da violência no trânsito. O objetivo é reunir sobreviventes de acidentes e seus familiares, além da população em geral para um momento de tributo e conscientização.
De acordo com o Armazém de Dados do Registro de Eventos de Defesa Social, de janeiro a agosto deste ano foram registradas 66.044 ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas em Minas Gerais, sendo 1.544 delas com pelo menos uma vítima fatal.
Participantes deverão levar uma rosa branca para depositar em local reservado, como símbolo de paz e lembrança. O encontro terá a presença das mascotes das instituições envolvidas, abraço simbólico à praça e um minuto de silêncio (que acontecerá às 11h). A programação inclui ainda a soltura de balões alaranjados, a transitolândia, exposição de veículos danificados em acidentes e distribuição de bafômetros descartáveis e brindes.
O evento é uma parceria das Secretarias de Estado de Defesa Social (Seds) e de Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Belo Horizonte, Sindicato dos Corretores de Seguro (Sincor) e Centro de Ensino Técnico (Centec). O dia encerra as ações da Semana em Homenagem às Vítimas de Trânsito, iniciado na sexta-feira, 7, com a iluminação do obelisco na Praça Sete.