Jornal Estado de Minas

Teste de carga neste domingo definem se viaduto na Pampulha pode ser liberado

Guilherme Paranaiba

Teste pode liberar o viaduto fechado há nove meses por causa de um deslocamento - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PRESS

O trânsito na Avenida Dom Pedro I sob o Viaduto Montese, entre os bairros Santa Branca e Itapoã, na Região da Pampulha, deve ser liberado durante a madrugada desta segunda-feira, quando se encerram os testes de carga previstos para avaliar se a estrutura suporta o peso do trânsito de veículos. Seis caminhões carregados de areia, cada um pesando 24 toneladas, estão posicionados entre os dois pilares que sustentam o pontilhão. O objetivo é avaliar de 30 em 30 minutos as posições do viaduto, para saber se houve alguma movimentação.

Sobre a liberação do trânsito em cima do elevado, a assessoria de comunicação da Prefeitura de BH informou que ainda não é possível confirmar se amanhã o tráfego já estará aberto. Ainda restam algumas adequações viárias no entorno, como a conclusão da rua lateral ao viaduto do lado do Bairro Santa Branca. Em fevereiro deste ano, ainda na fase de construção, o Viaduto Montese sofreu uma dilatação de 27 centímetros, o que motivou a interdição do trânsito na Pedro I. Desde então, já se passaram nove meses sem o funcionamento da travessia.

 

.