A Polícia Militar (PM) faz uma operação na manhã desta quarta-feira de combate a criminalidade na Praça da Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A iniciativa da corporação atende a uma demanda de comerciantes da área que reclamam da falta de segurança. Motoristas, motociclistas e pedestres são abordados por sete militares que circulam a pé no trecho, além de três policiais de moto que dão apoio na operação.
De acordo com o tenente Antônio Martins, do 1º Batalhão da PM, uma pessoa está presa por dirigir com a carteira de habilitação suspensa e cinco carros foram apreendidos por documentação irregular. Segundo o militar, a operação é uma prévia do esquema de segurança que será montado na cidade para o Natal. “O objetivo é potencializar a segurança, principalmente abordado veículos, não só visando a fiscalização, mas a apreensão de armas ou drogas”, relata o tenente.
A ação especial começou por volta de 7h e vai encerrar às 12h. Depois disso, viaturas de área permanecerão na praça em monitoramento de rotina.
Pesquisa feita no início do semestre pela CDL, que entrevistou 202 comerciantes da Savassi, aponta que as principais queixas dizem respeito à falta de estacionamento (30%), presença de moradores de rua (21,16%), falta de limpeza urbana (10,93%), de iluminação (7,21%), de segurança e policiamento (7,21%).
Em setembro, o comandante do 1º Batalhão da PM, tenente-coronel Helbert Figueiró, reconheceu que as reclamações sobre a presença de moradores de rua e a sujeira deixada por eles diante de lojas cresceram muito este ano.
A integrante da Associação de Lojistas, Maria Auxiliadora Teixeira, aprova a ação desta quarta e outras operações da PM que acontecem na região. “A presença da polícia é o que a gente quer. A gente pede para polícia é que coloque o efetivo nas ruas, ação que dá retorno e traz tranquilidade para quem está aqui na Savassi”. .