Funcionários da Herculano Mineração, em Itabirito, na Região Central de Minas, acionaram o Corpo de Bombeiros na tarde desta quinta-feira dizendo que haviam encontrado o corpo do operário da empresa desaparecido desde setembro deste ano, depois de um deslizamento de terra.
A mineradora informou que uma equipe trabalhava no local do acidente por volta das 17h, quando detectou indícios do que seria o corpo de Batista. A empresa estava autorizada, desde setembro, a executar um plano de segurança e monitoramento que visa retirar parte do minério deixada no acidente.
O deslizamento de terra que vitimou Batista e outros dois operários aconteceu na manhã do dia 10 de setembro. Os corpos do topógrafo Reinaldo da Costa Melo e do motorista de caminhão Cristiano Fernandes da Silva foram encontrados, mas o do operador de retroescavadeira ficou desaparecido em meio ao rejeito de minério. Quinze dias depois do acidente o Corpo de Bombeiros encerrou as buscas.
No fim de setembro, a mineradora contratou uma empresa para fazer um estudo preliminar apontando as causas do deslizamento. O laudo, que não é oficial, apontou que canais subterrâneos originários de um fenômeno geológico raro, conhecido como "inversão de relevo", podem ter levado ao rompimento da barragem.
Com informações de Luana Cruz
.