Desde 1997, o presidente da Federação das Associações de Pais e Alunos das Escolas Públicas de Minas Gerais (Fapaemg), Mário de Assis, se veste como o personagem natalino para animar o tradicional almoço oferecido no Restaurante Popular Hebert de Souza – Unidade I, que fica na Avenida do Contorno, perto da Rodoviária de BH. Ele organiza um grupo de voluntários que faz a distribuição de presentes para crianças e adultos no local.
“A essa altura já teríamos 3 mil presentes. Hoje não tem nem 200”, lamenta Mário de Assis. “Isso gera angústia, as mães vêm perguntar que dia a gente vai começar a embrulhar os presentes”. No ano passado, o Papai Noel voluntário havia arrecadado 500 presentes faltando poucas semanas para o Natal, mas a situação sensibilizou os belo-horizontinos e ele conseguiu ultrapassar a meta de 7 mil presentes.
Neste ano, ele pede novamente a ajuda das pessoas para garantir a alegria dos mais necessitados. “Eu quero chamar para a solidariedade, dizendo que os pobres existem e não podem ser esquecidos, nem menosprezados”, destaca Assis.
SERVIÇO Os voluntários podem doar doces, carrinhos, bonecas, bolas, brinquedos pedagógicos, material escolar, roupas novas e usadas, desde que estejam em bom estado de conservações. Há três locais de entrega:
- Sede da Fapaemg: Rua dos Goitacases, número 43, na esquina com a Rua da Bahia, Centro de Belo Horizonte
- Restaurante Popular I: Avenida do Contorno, 11.484, atrás da Rodoviária de Belo Horizonte, Barro Preto
- Sabará: Rua Inglaterra, número 148, centro comercial, no Bairro Nações Unidas.