Para garantir mais tranquilidade, a confraternização de Natal foi realizada em dois turnos, em um dos maiores salões de festa infantil da cidade. O primeiro turno foi realizado das 9h ao meio-dia, enquanto o segundo ocorreu das 13h30 às 16h30. As atrações, no entanto, foram as mesmas para toda a garotada (550, atualmente) atendida pela jornada, que, além da festa anual de fim de ano, ainda proporciona melhorias nas creches. No caso da Caminhando com Jesus, por exemplo, a Jornada Solidária proporcionou a troca das redes elétrica, hidráulica e de esgoto, depois que a última estourou, abalando a estrutura do imóvel.
“Ainda refizemos a cozinha e ampliamos a despensa de alimentos, a lavanderia e os banheiros infantis, além de fazer um novo banheiro para adultos e refazer o berçário, o fraldário e o lactário, trocar o piso todo e revestir e pintar as paredes da creche”, informou a coordenadora da jornada, Isabela Teixeira da Costa. Segundo ela, em 50 anos, a promoção do jornal já atendeu 2 mil creches de Belo Horizonte, beneficiando 2 milhões de crianças.
“São 50 anos do projeto, que é feito com esforço muito grande da equipe, que a cada ano trabalha mais”, constata, orgulhoso, o diretor-presidente do Estado de Minas, Álvaro Teixeira da Costa, salientando o indispensável apoio da comunidade à jornada.
Com a mudança do sistema de atendimento da Jornada Solidária, que a partir de 2004 passou a oferecer a reforma das creches, 35 já passaram por obras. “Este ano, foram as da Vila Sumaré, Nossa Senhora da Glória (Criança Esperança) e a do Aglomerado da Serra (Creche Comunitária Maria de Castro Veado, que será reinaugurada hoje)”, destacou Isabela Teixeira da Costa, lembrando que, depois de reformar, equipar e implantar o serviço de atendimento psicológico para as crianças, elas são entregues às comunidades.
“Em alguns casos a gente até inclui creches novas, mas como a demanda está muito grande este ano, privilegiamos as que estão realmente necessitando de reforma”, conta a coordenadora. “Poder ajudar é tudo de bom”, festeja Nice Lima ao lado da irmã Júnia, proprietárias do Luminis Urban Play, que há cinco anos passou a atender o segmento infantil, transformando-se em uma verdadeira Disneylândia em pleno Bairro Funcionários.
“Quando estas crianças teriam oportunidade de conhecer um espaço deste?”, pergunta a professora Priscila Gomes da Silva. Acompanhada de 21 crianças da Creche Madre Garcia, da Barragem Santa Lúcia, ela levou a garotada para se deliciar na Arena Zupa, onde, além de cama elástica, piscina de bolinhas, tobogã, escorregador espiral, boliche, fliperama, tirolesa, autorama e escalada, podia-se jogar futebol, entre outras atrações.
MUNDO MELHOR “Se cada um fizesse a sua parte, o mundo seria muito melhor”, avalia a presidente da Jornada Solidária, Nazareth Teixeira da Costa. “Isso não tem preço”, disse ela emocionada, diante do alvoroço das crianças com os brinquedos. Avó de cinco netos, Nazareth lembrou que mais tarde os próprios familiares dela iriam se deparar com aquela garotada já adulta no mercado de trabalho.
Entre os parceiros da festa deste ano, que ainda teve lanches e presentes para a meninada, estão Martplus, Pedro Padeiro, Hospital Mater Dei, Embalagens Santa Luzia e a MRV, que é a patrocinadora.
CRECHES BENEFICIADAS
Instituições atendidas pela Jornada Solidária Estado de Minas
Abrigo Filhos de Nazaré
Centro Comunitário Infantil Caminhando com Jesus, do Bairro Camargo
Centro Educacional Cia de Maria/
Instituto São José
Creche Clara e Francisco de Assis
Creche Casinha dos Anjos
Creche Centro Materno Infantil Ana Maria de Castro Veado
Creche Comunitária Bom Menino
Creche Comunitária Padre Francisco
Carvalho Moreira
Creche Comunitária Recanto Verde
Creche Comunitária Vila Piratininga
Creche Comunitária Vovó Geralda Lucas
Creche Madre Garcia
Creche Santa Maria Madalena
Creche Santa Terezinha
Creche Sementes do Amanhã
Creche Sumaré.