Novos espaços, brinquedos e equipamentos passaram a fazer parte da rotina de 95 crianças da Creche Centro Materno Infantil Ana Maria de Castro Veado, no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Na tarde de ontem, alunos e funcionários comemoraram a reinauguração da instituição, que passou por reforma geral e readequações. Além das salas, dos banheiros e do parquinho, a unidade recebeu mudanças estruturais. A área no segundo andar, que antes abrigava cozinha, refeitório e despensa, foi transformada em sala de descanso, brinquedoteca e sala de coordenação pedagógica. O espaço de alimentos foi transferido para o térreo.
A troca facilitou a rotina de entrega de mercadorias, reduziu o risco de acidentes e melhorou o conforto para alunos e funcionários. As intervenções foram financiadas pela Jornada Solidária Estado de Minas, do Grupo Diários Associados, que investiu R$ 89.896,32. A mão de obra foi paga pela Associação Municipal de Assistência Social (Amas).
“Para nós, da Jornada, é motivo de alegria saber que estamos melhorando o dia a dia dessas crianças e das pessoas que trabalham aqui. A reforma garantiu que elas tenham mais conforto, higiene, bem estar e dignidade”, afirmou a presidente da Jornada Solidária, Nazareth Teixeira da Costa. A cerimônia, que teve apresentação teatral dos alunos e inauguração da brinquedoteca, foi marcada pelo descerramento da placa e contou com a presença da coordenadora da Jornada, Isabela Teixeira da Costa.
Com tantas novidades, o clima foi de festa na creche, que funciona desde 1986 e atende crianças de 2 a 5 anos e 11 meses, em horário integral. Para a coordenadora de administração pedagógica do centro, Edelcir Mendes de Almeida, as mudanças representam um grande ganho para a comunidade e trabalhadores. “As crianças têm, agora, um espaço mais agradável, bem estruturado e confortável para passar o dia. Com a mudança da cozinha para o térreo, elas não precisam subir as escadas tantas vezes ao dia, como antes.”
A coordenadora explica que, como as mercadorias chegam no horário de funcionamento da creche, os entregadores circulavam com caixas e produtos pesados em meio aos meninos e meninas, o que era perigoso. “Com a nova sala de descanso e a brinquedoteca, eles têm ainda um novo lugar para brincar nos dias de chuva”, lembrou. A parceria para reforma da creche resultou ainda na melhoria dos espaços de lavanderia, criação de uma entrada independente, com resultados positivos no trabalho dos funcionários, segundo Edelcir.
O Centro Materno Infantil Ana Maria de Castro Veado é beneficiado pela Jornada Solidária há 10 anos. Durante esse período, foram financiou obras para reforma das salas, do refeitório e da cozinha, além da troca da rede elétrica, hidráulica e melhorias no telhado. Atualmente, 16 creches e um abrigo são atendidos pela iniciativa.