Conforme a Cemig, uma série de ações podem ser feitas para evitar acidentes domésticos. A previsão é de que neste fim de semana chova somente no Norte e Nordeste (vales Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce) de Minas, por causa de uma massa fria que está se dissipando em direção ao Sul da Bahia. Em dezembro as chuvas devem ser contínuas, com expectativa de que supere a média histórica para o período.
Segundo a Defesa Civil, oito cidades foram afetadas pelas chuvas no estado. Destas, quatro decretaram situação de emergência: Carangola e Rio Piracicaba, atingidas por granizo; Sabará e Franciscópolis por chuvas intensas. Santo Antônio do Monte, local da primeira morte, comunicou ao órgão a ocorrência da tempestade de raios.
Ontem foi confirmada a primeira morte por causa do período chuvoso em Minas. A vítima é um homem que foi atingido por um raio em outubro na cidade de Santo Antônio do Monte, Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Testemunhas disseram que ele trabalhava em uma fazenda no povoado de São José das Rosas, na zona rural da cidade, quando foi atingido por um raio.
Orientações da Cemig
-Se observar um cabo partido, isole o local e não se aproxime em hipótese alguma. Avise imediatamente à Cemig pelo telefone 116 e não toque nos fios.
- Em dias de chuva, evite pisar nas poças se houver algum fio desencapado por perto. O asfalto serve como isolante, mas a fiação elétrica entra em curto se tiver contato com a água.
- Se estiver em um veículo e, num acidente, bater em um poste, e houver necessidade de sair do veículo devido a risco de incêndio, ao descer, pule com os dois pés juntos numa distância segura. O carro é metálico, e se você mantiver um pé dentro e outro fora, seu corpo será condutor de energia;
- Não tente retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada;
- Não atire objetos em direção à rede elétrica, pois isso poderá causar curto-circuito e rompimento de cabos..