O alerta da secretaria é por causa da proliferação dos mosquitos, historicamente maior entre novembro e maio, devido ao período chuvoso e em função das condições climáticas favoráveis. Na semana passada, o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, lançou uma campanha de contenção da dengue e da febre chikungunya para este ano e 2015.
O principal alerta feito pelas autoridades é com o combate ao mosquito Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, os dois vetores transmissores da doença. Conforme a SES, eles estão presentes em 80% dos municípios mineiros. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia, ou seja, um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea.
A febre chikungunya tem sintomas parecidos com os da dengue, porém com dores mais intensas. O Estado de Minas Gerais possui ambos os vetores transmissores da doença em mais de 80% dos municípios mineiros.
Dengue
Os casos de dengue em Minas também aumentaram, conforme o último balanço feito pela SES neste mês. Já são 47. 437 registros ao longo do ano, porém, número é inferior ao registrado ao longo de 2013, quando 368.387 pessoas foram infectadas. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, somente este ano, 47 pessoas já morreram por causa da doença. As cidades de Passos, Divinópolis e Juiz de Fora, lideram o ranking com maior registro de óbitos. .