Jornal Estado de Minas

Ocupações da Grande BH fazem marcha à Cidade Administrativa

Manifestantes saem de diferentes bairros de Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves e Nova Lima. Eles reivindicam que não sejam executadas reintegrações de posse até o dia 31 de dezembro

Cristiane Silva
- Foto: Brigadas Populares/Divulgação


Moradores de 12 ocupações de Belo Horizonte e da região metropolitana participam de uma marcha em direção à Cidade Administrativa do governo de Minas, na MG-010, Região de Venda Nova.

O deslocamento começou por volta das 7h. Entre os participantes do protesto estão as ocupações da região do Isidoro, Guarani Kaiowá, em Contagem, William Rosa, no mesmo município, as ocupações Nelson Mandela (do Barreiro e do Aglomerado da Serra), Vila da Esperança, no Bairro Calafate, ocupações Tomás Balduíno (em Betim e Ribeirão das Neves, Eliana Silva e ocupações de Nova Lima. Alguns grupos seguem a pé em direção à sede do governo do estado. Outros devem chegar em ônibus.

Por meio de uma nota pública, as Brigadas Populares, Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), além de outras entidades e representantes das ocupações, querem aproveitar o período natalino para chamar a atenção da população para a situação dos acampamentos.



Entre as reivindicações, eles exigem que não haja nenhuma operação forçada de reintegração de posse das ocupações urbanas e acampamentos sem terra em todo o estado até o dia 31 de dezembro, compromisso que teria sido firmado com o governo do estado e a Polícia Militar. Segundo Raphael Bittencourt, representante das brigadas populares, os manifestantes pretendem ocupar o pátio da Cidade Administrativa até que sejam recebidos pelas autoridades. .