Jornal Estado de Minas

Cemig orienta como devem ser instalados os enfeites natalinos em residências

Decorações mal feitas e produtos de qualidade ruim pode trazer riscos aos moradores

Devem ser evitadas as famosas %u201Cgambiarras%u201D, como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada - Foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press.

Nesta época do ano, é tradicional os moradores enfeitarem suas casas por causa do Natal. Porém, a decoração pode trazer riscos, ainda mais os equipamentos que funcionam com eletricidade. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) fez alertas nesta quinta-feira para evitar acidentes durante as festividades. As recomendações vão desde a compra dos materiais até mesmo a forma de instalação.

A atenção dos consumidores deve começar ainda nas lojas, quando forem comprar os enfeites. Segundo a Cemig, devem ser adquiridos os produtos luminosos que tenham aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e que sejam testados.

Na instalação, devem ser evitadas as famosas “gambiarras”, como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada, utilizando adaptadores e multiplicadores popularmente conhecidos como T ou benjamim. Filtros de linha podem ser utilizados, desde que seu dispositivo interno de proteção esteja operante e não tenha sofrido alterações.

Os moradores devem ficar atentos com as crianças, que são atraídas pelas lâmpadas e podem sofrer descargas elétricas.


Recomendações em geral:
– Para a instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica.
– Não instale as lâmpadas decorativas utilizando os postes e pontaletes de padrão da Cemig como forma de fixação das mesmas.
– Não utilize enfeites luminosos próximos a piscinas a fim de evitar que um contato acidental da instalação elétrica com a água possa ocasionar um acidente grave.
– Muitas árvores de Natal são feitas de arame e os enfeites têm de estar isolados para impedir a energização acidental.
– Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves.
– Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.
– O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação.
– Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento.
– Proteja os pontos das conexões elétricas e as tomadas adequadamente.– Não instale o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica ou pontiaguda.
– Após a instalação, corrija os pontos de aquecimento. Siga corretamente as instruções do catálogo do fabricante.
– Dê preferência aos enfeites impermeáveis. Eles são mais seguros e duram mais.
– Dê preferência às lâmpadas de LED. Além de mais econômicas, não geram aquecimento e são mais brilhantes..