Com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a prevenção dos focos do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta quinta e sexta-feira no Mercado Central a “Semana A de atitude no Combate ao Aedes Aegypti”. Conforme a administração municipal, serão feitas ações lúdicas com personagens caracterizados e um material informativo será distribuído.
O mosquito Aedes aegypti se prolifera em áreas ou objetos que acumulam água. Dessa forma, é necessário tomar as medidas de prevenção para combater os focos do mosquito transmissor, principalmente no período chuvoso.
Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou o balanço dos casos das duas doenças em Minas. Já são 47. 437 registros de dengue ao longo do ano, porém, número é inferior ao registrado ao longo de 2013, quando 368.387 pessoas foram infectadas. Até o momento, a capital confirmou 3.062 casos de dengue e a regional com o maior número de casos é a Oeste, com 695 confirmações.
Ainda segundo o balanço, já são 82 pessoas com suspeita da febre chikungunya no estado. Até o momento, apenas dois pacientes foram diagnosticados com a febre e 28 ainda estão sendo investigados. As onze suspeitas que haviam em Belo Horizonte já foram descartadas.