Veja o que abre e fecha no feriado
O aumento de nebulosidade no estado é provocado por uma frente fria que se desloca por Minas Gerais. “A chuva deve ser mais intensa na capital e região metropolitana, Noroeste, Rio Doce, Zona da Mata, Oeste e Triângulo, até domingo, quando a possibilidade de precipitações diminuem. Na segunda-feira, a capital mineira continuará parcialmente nublada. E no Norte e Nordeste o tempo deve seguir fechado”, comenta o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com a Cemig, as cidades históricas, como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João del Rei terão o tempo variando entre parcialmente nublado e nublado, com possibilidade de chuvas no sábado. No domingo a probabilidade de ocorrência de chuvas diminui. Locais também procurados pelos mineiros, como o Sul da Bahia, Espírito Santo, e Rio de Janeiro, terão chuvas isoladas.
A expectativa dos meteorologistas é que em dezembro Minas Gerais tenha chuva dentro da média para o período. O estado viveu um longo período de estiagem, que se deu fim em novembro. Na capital mineira, por exemplo, a média para o mês era de 227,6 milímetros. As precipitações alcançaram 214,7. “Em dezembro, a média de chuva e a expectativa são de 319,4 milímetros. Nesses primeiros dias choveu, mas não o esperado. Foram apenas 13,8 milímetros. A tendência que no restante do mês as chuvas se intensifiquem e começam a ganhar força”, afirma Ladeia. .