O fim de semana prolongado Nossa Senhora da Imaculada Conceição deve ser embaixo de água para os mineiros. A previsão dos meteorologistas é de que a chuva deve se prolongar em Belo Horizonte e região metropolitana durante os próximos dois dias, quando terá uma pequena trégua. Os municípios do interior de Minas devem seguir os mesmos parâmetros da capital mineira, com exceção das cidades do Nordeste de Norte que devem ter precipitações mais acentuadas apenas na segunda-feira. Os motoristas devem ter atenção nas estradas.
De acordo com a Cemig, as cidades históricas, como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João del Rei terão o tempo variando entre parcialmente nublado e nublado, com possibilidade de chuvas no sábado. No domingo a probabilidade de ocorrência de chuvas diminui. Locais também procurados pelos mineiros, como o Sul da Bahia, Espírito Santo, e Rio de Janeiro, terão chuvas isoladas.
A expectativa dos meteorologistas é que em dezembro Minas Gerais tenha chuva dentro da média para o período. O estado viveu um longo período de estiagem, que se deu fim em novembro. Na capital mineira, por exemplo, a média para o mês era de 227,6 milímetros. As precipitações alcançaram 214,7. “Em dezembro, a média de chuva e a expectativa são de 319,4 milímetros. Nesses primeiros dias choveu, mas não o esperado. Foram apenas 13,8 milímetros. A tendência que no restante do mês as chuvas se intensifiquem e começam a ganhar força”, afirma Ladeia.