Três dias de festa para celebrar 300 anos de história. De hoje a segunda-feira, com missas em latim, procissão, palestras e atividades culturais, o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, em Santa Luzia, na Grande BH, recebe moradores e visitantes para comemorar uma trajetória de fé iniciada em 1714 com a construção de uma ermida. À frente, estava o ermitão Félix da Costa, que veio de Alagoas com o firme propósito de erguer um recolhimento feminino – e encontrou terreno fértil no encontro dos rios das Velhas e Vermelho. O ponto alto da festa será segunda-feira, com cerimônia cívica, inauguração de marco do tricentenário e missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo (veja a programação).
Conhecido como Convento de Macaúbas, o imponente prédio colonial onde vivem, em regime de clausura, 16 freiras concepcionistas, foi todo pintado recentemente a partir de uma campanha que envolveu diversos setores da sociedade. E também ganhou um jardim novo. Encarregada das obras de restauro e organização dos festejos, está a irmã Maria Imaculada de Jesus Hóstia, que se mostra feliz com o resultado e agradecida com a participação dos beneméritos. A celebração terá lançamento de livros sobre o convento, na segunda-feira, às 14h30, na Casa de Retiro Santa Beatriz. Nos três séculos, Macaúbas teve três fases: recolhimento, colégio e Mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição.
Conhecer o convento, principalmente nesses dias de festa, será oportunidade única.
VISÃO Mas antes de chegar a Santa Luzia, bem no encontro das águas do Velho Chico com o Rio das Velhas, em Barra do Guaicuí, em Várzea da Palma, no Norte de Minas, ele teve a visão de um monge com hábito branco, escapulário, manto azul e chapéu caído nas costas. “Ele se viu ali. Foi o ponto de partida para a fundação do Recolhimento de Macaúbas”, recordou a irmã Maria Imaculada.
PROGRAMAÇÃO
Hoje
10h30 –Missa em latim presidida por monsenhor Raul Motta de Oliveira, emérito da Catedral de Caratinga
18h às 21h –Hora santa. Adoração ao Santíssimo Sacramento
Amanhã
10h30 – Missa presidida pelo cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte
Segunda-feira
10h – Cerimônia cívica
10h30 – Missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo
15h30 –Missa presidida por frei Adilson Corrêa da Silva e padres franciscanos e frei Sebastião Lázaro de Oliveira e padres capuchinhos
16h30 –Procissão da Imaculada Conceição e Santa Beatriz.