Pela primeira vez as Estatísticas do Registro Civil investigaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A possibilidade surgiu depois da aprovação da Resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina que todos os Cartórios de Títulos e Documentos do país devem habilitar ou celebrar o casamento civil ou converter união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Em todo o país, foram realizados 3.701 registros de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, dos quais 52% foram entre mulheres e 48% entre homens. São Paulo foi o estado com o maior número de casamentos (1.945), seguido do Rio de Janeiro (211). Em Minas Gerais, foram 209 casamentos, 52% entre mulheres. Considerando os casais femininos, Minas sobe para o segundo lugar, com 109 casamentos.
Ainda em relação aos casais do mesmo sexo, a idade média dos cônjuges é maior do que entre os heterossexuais: 37 para os homens e 35 para as mulheres. Em Minas Gerais, são 36 anos para os homens e 35 para as mulheres. .