Jornal Estado de Minas

Minas Gerais é o terceiro estado no número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo

Em 2013, os cartórios do estado registram 209 uniões homoafetivas, 109 entre mulheres

Cristiane Silva
Em 2013, Minas Gerais registrou 209 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, tornando-se o terceiro estado com o maior número de uniões.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

Pela primeira vez as Estatísticas do Registro Civil investigaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A possibilidade surgiu depois da aprovação da Resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina que todos os Cartórios de Títulos e Documentos do país devem habilitar ou celebrar o casamento civil ou converter união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Em todo o país, foram realizados 3.701 registros de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, dos quais 52% foram entre mulheres e 48% entre homens. São Paulo foi o estado com o maior número de casamentos (1.945), seguido do Rio de Janeiro (211). Em Minas Gerais, foram 209 casamentos, 52% entre mulheres. Considerando os casais femininos, Minas sobe para o segundo lugar, com 109 casamentos.
São Paulo segue em primeiro, com 1.048, o Ceará em terceiro, com 104, seguido por Rio de Janeiro, com 99 casamentos entre mulheres.

Ainda em relação aos casais do mesmo sexo, a idade média dos cônjuges é maior do que entre os heterossexuais: 37 para os homens e 35 para as mulheres. Em Minas Gerais, são 36 anos para os homens e 35 para as mulheres. .